Página Inicial | English Rampa USA Rampa USA

 

 

Este espaço é dedicado a memória de homens e mulheres que fizeram a história da aviação

 

Augusto Severo

Potiguar, pioneiro da aviação em balões e responsável pelas primeiras experiências com a dirigibilidade de aparelhos aeronáuticos. Morreu em 12 de maio de 1902, em Paris, quando testava o balão PAX. Por causa do feito, é conhecido como mártir aeronáutico pelo FAB.

 

Carlo del Prete

Em 1928 participou do raid Itália-Brasil, o primeiro vôo sem escalas entre a Europa e a América do Sul. Chegou a Natal após pouso força na praia de Touros, a 100km da capital. Faleceu ainda no Brasil, no dia 16 de agosto do mesmo ano, num acidente aéreo no Rio de Janeiro.

 

Arturo Ferrarin

Ao lado de del Prete, em 1928 participou do raid Itália-Brasil. Voltou a Itália onde escreveu um livro sobre a aventura. Os relatos da receptividade potiguar, resultaram no envio da Coluna Capitolina à cidade, pelo governo de Mussolini.

 

 

Amelia Mary Earhart

Primeira mulher reconhecida a realizar um vôo solo sobre o oceano Atlântico. Também conhecida pelo direitos das mulheres na década de 20, Earhart passou por Natal em 1937. Em junho deste ano, ela é tida como desaparecida sobre o oceano Pacífico.

 

Charles Lindbergh

Avidado norte-americano e famoso pelo primeiro voo solitário sobre o oceano Atlântico, feito realizado em 1927. Lindbergh passa por Natal no ano de 1933, quando a Pan Air ocupava instalações onde, atualmente, existe a comunidade Passo da Pátria.

 

 

Jean Mermoz

Piloto da companhia francesa Aeropostale / Latécoére que realizou a primeira viagem transatlântica de correio aéreo sem escalas entre Saint-Louis (Senegal) e Natal. Ele partiu no dia 12 de maio de 1930, teve duração de 21 horas e percorreu 3.173 km. Desapareceu em 1936, quando iria realziar sua 25ª travessia.

 

Pinto Martins

Aviador brasileiro, natural do Ceará. Ele estava abordo como co-piloto do primeiro avião que passou por Natal, em 1922. Tratava-se de um raid pioneiro entre as Américas, patrocinado pelo jornal The New York World. Ao todo, a viagem durou três meses e percorreu 5.678 km.

 

Alberto Santos Dumont

Brasileiro, inventor do primeiro aparelho aéreo com asas e propulsão própria, batizado de 14-BIS e reconhecido pelo Aeroclubre de Paris, em 12 de novembro de 1906.