A Fundação | Eventos | Artigos | Fotos | Vídeos | A Rampa | Parnamirim Field | Mídia | Plastimodelismo | Links | FEB | Contato | Download

A Fundação Rampa é uma instituição cultural dedicada à pesquisa, preservação e difusão do passado da aviação principalmente ocorrido em Natal.
O plastimodelismo é uma das formas de explorar esse estudo e expor ao público em geral os resultados alcançados. O Grupo de Pesquisa e Plastimodelismo (GPP/Frampa) dedica-se em especial aos aviões do período da Segunda Guerra Mundial que passaram por Natal, através de Parnamirim Field e Rampa.
Para construir os modelos, da forma mais exata possível, a pesquisa inclui a busca e o estudo de imagens, além de entrevistas com ex-combatentes que voaram nas aeronaves, há 60 ou 70, em sua maioria norte-americanos. Uma particularidade foi o encontro de pessoas vivas e testemunhas oculares do pouso de Ferrarin e Del Prete, em Touros, no ano de 1928, as quais subsidiaram uma pesquisa mais correta na produção do livro “Os Cavaleiros dos Céus”, em 2009, e a futura produção de um modelo da aeronave S.64.
Encontros como esse possibilita o esclarecimentos de dúvidas quanto as cores originais dos aviões. O S.64, por exemplo, constava na literatura como sendo uma aeronave com cores brilhantes como o alumínio, porém, a testemunha relatou ser um cor bem clara, como a branca.
Atualmente, o GPP conta com colaboradores no Brasil e outros países. No futuro, será exposto o trabalho de todos os colaboradores com artigos e imagens dos modelos.