CRUZEX 2010

Operação aérea utiliza Parnamirim Field

Caça francês Rafale

Dois F-16: Força Aérea Chilena e USAF

A Base Aérea de Natal (Bant), mais uma vez, entrou para a história da Força Aérea Brasileira (FAB) ao sediar a 5ª edição da Operação Cruzeiro do Sul (Cruzex), a terceira ocorrida na unidade militar. A Cruzex é a maior operação militar aérea do Brasil, reunindo 92 aeronaves e 2.500 militares, brasileiros e estrangeiros, de países como Estados Unidos, Uruguai, França e Chile.

Contudo, esses números não são uma novidade para a Bant, que há quase 60 anos era a maior base norte-americana, na América Latina, de apoio as tropas que lutavam na Segunda Guerra. As pistas foram fundamentais no abastecimento dos aliados no Norte da África e, em alguns momentos, imprescindíveis para o restante do teatro de operações da guerra. Em seu auge, em meados de 1942, a base denominada como Parnamirim Field poderia abrigar até 10 mil homens e um número indefinido de aeronaves.

Aproveitando o contexto histórico e a repetição moderna, a Fundação Rampa (Frampa) esteve presente na Cruzex V com objetivo de captar imagens para utilizar no documentário “Natal Crossroads of the World”, que está em fase de execução com previsão de ser concluído no primeiro semestre de 2011.

Além disso, a Frampa teve uma oportunidade única de contatar pilotos e militares estrangeiros, e passar o conhecimento da história do Rio Grande do Norte que em alguns casos se mistura com a história de países participantes da Cruzex, em especial os Estados Unidos e França. Os americanos por causa da Segunda Guerra e os franceses devido à criação do campo de Parnamirim, ainda nos anos 30.

A Fundação Rampa agradece a disponibilidade dos militares das forças aéreas dos Estados Unidos e da França nas declarações dadas para o documentário "Natal Crossroad of the World". Em especial, a entidade agradece à Força Aérea Brasileira no apoio dado na execução deste trabalho.

Conheça mais sobre a Cruzex: http://www.cruzex.aer.mil.br

Fotos: Leonardo Dantas

Caça F-5 da FAB

F-16 / USAF