Veículo: Tribuna do Norte / Natal-RN

Data: 29.01.2009

Rampa celebra encontro histórico ocorrido em 1943

Natal foi ponto estratégico na 2º Guerra Mundial para os aliados americanos. Já se passaram 66 anos dessa aliança, e para celebrar a data histórica – 28 de janeiro de 1943 -, da visita do presidente americano Franklin Delano Roosevelt, e o presidente brasileiro Getúlio Vargas, a Fundação Rampa organizou ontem uma apresentação histórica do fato que simulava a visita. A encenação contou com o apoio das Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica -, da Polícia Militar, Rodoviária Federal, Clube de Carros Antigos, Jeep 4x4 Ação, Corpo de Bombeiros, entre outros parceiros.

Além das solenidades militares, ocorreu também a colocação de placa alusiva ao evento e partida do comboio histórico, às 10 horas da manhã, com tema “Conferência do Potengi 66 anos: reviver a história de Natal”. Este comboio contou com atores representando os líderes e autoridades presentes naquele encontro, a bordo de carros de época, além de veículos militares das Forças Armadas.

O trajeto percorrido foi semelhante ao feito pelos presidentes, em 1943, partindo do Pátio da Rampa, seguindo pela Ribeira e Rocas, até a avenida Câmara Cascudo – na época Junqueira Aires - Ulisses Caldas, Princesa Isabel, João Pessoa, Deodoro da Fonseca, Jundiaí, Prudente de Morais, Potengi, Hermes da Fonseca, Salgado Filho e por fim a BR 101, até a Base Aérea de Natal (BANT).

Conferência do Potengi

A importância estratégica do Brasil, em especial de Natal, e a existência de bases americanas no País no período da 2º guerra, deu o tom de importância para o encontro entre os presidentes dos EUA e do Brasil, em 1943.

O pesquisador da Fundação Rampa, Frederico Nicolau, revela que o presidente Roosevelt vinha da África e passaria por Natal; então Getúlio Vargas veio à cidade acompanhado de diversos auxiliares e autoridades americanas. Juntos, Getúlio e Roosevelt partiram em visita a todas as instalações militares sediadas em Natal no distrito de Parnamirim, incluindo o 16º Regimento de Infantaria, a Base Naval e Base Aérea, na época conhecida como “Parnamirim Field”.

O pesquisador explica ainda que entre as decisões firmadas na Conferência do Potengi, a mais significativa foi o engajamento do Brasil na guerra, já que Vargas, orientado pelo ministro das relações exteriores, Oswaldo Aranha, se comprometeu em enviar efetivo humano para a guerra. “No contexto da guerra, o documento preparado é ainda hoje o mais importante das relações exteriores do Brasil. E tudo se desenrolou em Natal”, diz Frederico.

Estiveram presentes na Conferência de 1943 autoridades como o presidente dos Estados Unidos da América, Franklin Delano Roosevelt; o presidente do Brasil Getúlio Vargas; o embaixador americano Jefferson Caffery, cônsul americano em Natal, Harold Simms. E ainda o comandante da esquadra americano no Atlântico Sul, almirante Jonas H. Ingran; comandante da 2ª zona aérea, brigadeiro Eduardo Gomes, comandante da Base Naval de Natal, almirante Ary Parreira, comandante de infantaria da 14ª divisão, genereal Gustavo Cordeiro de Faria, interventor Federal do Rio Grande do Norte, Rafael Fernandes e o general do exército americano Robert Walsh.