Veículo: O Jornal de Hoje

Tipo: Jornal impresso

Data: 03.07.2009

Entidade de pesquisa potiguar lança livro relatando vôo histórico entre Roma e Touros

A Fundação Rampa (FRAMPA) lança neste fim de semana o livro "Os cavaleiros dos céus: A saga do voo de Ferrarin e Del Prete", com duas atividades programadas. A primeira será a apresentação do livro em Brasília, a convite do adido de Defesa da Embaixada da Itália no Brasil, Giuseppe Crispino, que receberá representantes da FRAMPA em sua residência, além de convidados, entre eles políticos, autoridades e diplomatas. A segunda atividade prevista ocorre no domingo, 5, em Touros, onde ocorrerá uma apresentação similar com exposição de equipamentos das Forças Armadas.
O lançamento acontece com o apoio da Força Aérea Brasileira, Embaixada da Itália no Brasil e Prefeitura Municipal de Touros. No dia 14 de julho, a fundação prepara o lançamento local. O livro é de autoria dos pesquisadores da FRAMPA, Frederico Nicolau e Rostand Medeiros, e conta a história de dois pilotos italianos, Arturo Ferrarin e Carlo Del Prete, que em 1927 realizaram vôo histórico entre Roma e Touros, a bordo da aeronave Savoia Marchetti "S.64".

O texto se baseia em relatos históricos tendo como base testemunhas do fato, fotos, reportagens e documentos de época. O fato se desenrola na Itália, então comandada por Benito Mussolini que estava disposto a investir na quebra de recordes da aviação. Então, no dia 3 de julho de 1927, os dois corajosos pilotos decolam de uma pista nos arredores de Roma, para enfrentar o perigoso Oceano Atlântico, numa aeronave sem condições de pouso na água e com apenas um motor, excluindo qualquer possibilidade de erro. Apesar de ser um avião moderno à época, o S.64 não era dotado dos atuais equipamentos de navegação, tão comuns nos vôos atuais e o que os tornam tão seguros.

Após, quase 48h de vôo sem escala sobre o oceano, Del Prete e Ferrarin realizavam a primeira ligação aérea entre a Europa e a América do Sul. Este feito, mesmo durante a Segunda Guerra, mais de vinte anos depois, ainda seria uma exceção. Contudo, a aventura teve o desfecho inesperado, pois após passar por Natal e, aparentemente, desorientação, o S.64 faz um pouso forçado na praia de Touros. O ato, considerado heróico entre os italianos do fim da década de 20, colocou o Rio Grande do Norte nas páginas da história da aviação com a sua vantajosa posição geográfica, nos mapas daqueles que desenvolviam o então novo meio de transporte.

A pesquisa rendeu ao todo 180 páginas, 85 fotografias (a maioria das quais inéditas). Um dos pontos que mais chamam a atenção é que em Touros, foram localizadas testemunhas oculares do pouso, crianças na época, que, mesmo estando atualmente na faixa etária entre os oitenta e noventa anos de idade, não esqueceram a chegada da máquina aérea e da simpatia dos dois jovens pilotos.

De linguagem fácil, o texto mostra aspectos de uma Itália nacionalista, desejosa de mostrar ao mundo seus avanços aeronáuticos; de uma Natal provinciana, admirada com o contínuo ronco dos motores sobre os céus; de uma tranqüila Touros, então uma pequena vila à beira-mar; da atuação do governador potiguar, Juvenal Lamartine, grande incentivador da chegada dos aeroplanos à capital do Rio Grande do Norte; dos fatos e aspetos que envolveram esse histórico vôo na Itália, no Brasil e das conseqüências do feito extraordinário.

Anos depois, em reconhecimento à travessia, o governo de Mussolini envia para Natal uma coluna retirada do capitólio romano, mais conhecida nos dias de hoje como "coluna capitolina". Atualmente, o monumento está no pátio do Instituto Histórico e Geográfico do RN.

O que é a Fundação Rampa / FRAMPA?

A Fundação Rampa é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem como missão a preservação da História Aeronáutica, suas causas e conseqüências em solo Potiguar e conseqüentemente no Brasil e no mundo. Entre as atribuições o resgate e a divulgação da história aeronáutica do Rio Grande do Norte, civil e militar, desde a chegada do primeiro avião a Natal, entre 1922 a 1947.