Veículo: Diário de Natal

Tipo: Jornal impresso

Data: 29.01.2009

Rampa revive momento histórico

Um dos dias mais importantes da história de Natal será lembrado hoje na Rampa onde haverá a reconstituição do encontro entre os presidentes dos Estados Unidos e do Brasil, Franklin Delano Roosevelt e Getúlio Vargas, ocorrido em 28 de janeiro de 1943. A data é considerada como o marco da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB), à Itália.

O evento é uma realização da Fundação Rampa e terá início às 9h30 com coletiva à imprensa e apresentação histórica do fato, contando com o apoio das Forças Armadas - Marinha, Exército e Aeronáutica -, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Clube de Carros Antigos, Jeep 4x4 Ação e Corpo de Bombeiros.

Membro da Fundação rampa, Augusto Maranhão afirma que a encenação do encontro histórico é uma oportunidade de alertar o poder público para o resgate da história e cultura de Natal. ‘‘Se não fizéssemos este evento era capaz de esta importante data para nossa história passar em branco’’, ressalta Maranhão.

Está programado, após a coletiva, solenidades militares, descerramento de placa alusiva ao evento e partida do comboio histórico, às 10h, com tema ‘‘Conferência do Potengi 66 anos: reviver a história de Natal’’. Este comboio contará com atores representando os líderes e autoridades presentes naquele encontro, a bordo de carros de época, além de veículos militares das Forças Armadas, prestando apoio.

O trajeto percorrido será semelhante ao feito pelos presidentes, há 66 anos, partindo do Pátio da Rampa, seguindo pela Ribeira e Rocas, até a avenida Câmara Cascudo - na época Junqueira Aires -, Ulisses Caldas, Princesa Isabel, João Pessoa, Deodoro da Fonseca, Jundiaí, Prudente de Morais, Potengi, Hermes da Fonseca, Salgado Filho e por fim a BR 101, até a Base Aérea de Natal (Bant).

Chegando à instalação militar, a comitiva seguirá para o ‘‘cinema’’, um prédio erguido durante a guerra nas instalações americanas, denominado Cine Navy, que quer dizer ‘‘cinema da marinha’’.

A princípio o encontro dos dois presidentes não teria este nome, contudo, diante da situação de conflito mundial, a importância estratégica do Brasil - em especial Natal - e a existência de bases americanas no País - desde dezembro de 1941 -, ambos os países decidiram dar mais importância ao que foi debatido em 1943.

O pesquisador da fundação, Frederico Nicolau, relata que o presidente Roosevelt vinha da África e passaria por Natal, então, Getúlio Vargas veio à cidade, acompanhado de diversos auxiliares e autoridades americanas. Juntos, eles partiram em visita a todas as instalações militares sediadas em Natal, incluindo o 16º Regimento de Infantaria, a Base Naval e Base Aérea, na época conhecida como ‘‘Parnamirim Field’’.

O pesquisador explica que entre as decisões firmadas na Conferência do Potengi, a mais significativa foi o engajamento do Brasil na guerra, já que Vargas, orientado pelo ministro das relações exteriores Oswaldo Aranha, se comprometeu em enviar efetivo humano para a guerra.

Autoridades presentes na ocasião: presidente dos Estados Unidos da América, Franklin Delano Roosevelt; presidente do Brasil, Getúlio Vargas; embaixador americano Jefferson Caffery, cônsul americano em Natal, Harold Simms; comandante da esquadra americano no Atlântico Sul, almirante Jonas H. Ingran; comandante da 2ªzona aérea, brigadeiro Eduardo Gomes, comandante da Base Naval de Natal, almirante Ary Parreira, comandante de infantaria da 14ªdivisão, general Gustavo Cordeiro de Faria, interventor Federal do Rio Grande do Norte, Rafael Fernandes e o general do exército americano Robert Walsh.

Saiba mais

A Fundação Rampa é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem como missão a preservação da História Aeronáutica, suas causas e conseqüências em solo Potiguar e conseqüentemente no Brasil e no mundo. Entre as atribuições o resgate e a divulgação da história aeronáutica do Rio Grande do Norte, civil e militar, desde a chegada do primeiro avião a Natal, em 1922 a 1947.