68 ANOS DA CONFERÊNCIA DO POTENGI:
"O FUTURO DA RAMPA ESTÁ NO PASSADO"

A Fundação Rampa (Frampa) realizou, no dia 28 de janeiro de 2011, a celebração dos 68 anos da Conferência do Potengi, a terceira edição do evento que neste ano chamou atenção para o futuro da Rampa como patrimônio histórico de Natal, com o tema "O Futuro da Rampa está no Passado". Participaram do evento diversas autoridades civis e militares, inclusive representantes do Governo do Estado, atual detentor do prédio. Entre os presentes estavam a diretoria da Fundação Rampa, o comandante de Policiamento Metropolitano, o coronel PM Alves, o colaborador e piloto aposentado Pery Lamartine, oficiais R2 do Exército Brasileiro, membros do Clube de Carros Militares Antigos, Mototribo, dentre outros.

O evento teve início da Praça Augusto Severo, Ribeira, com apresentação da Banda de Música da Polícia Militar e seguiu em comboio, formado por carros antigos, viaturas do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Marinha do Brasil, em direção à ao prédio da Rampa. No destino, onde se encontravam os demais convidados, a Banda da Bant se encarregou da recepção do "Jeep 7" que transportava os atores representado os presidentes Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt, além do condutor e do almirante Jonas H. Ingram.

A Fundação Rampa agradece a todos os participantes desta ediçao da Conferência do Potengi, em especial ao comandante da Bant, o coronel-aviador Dias Gomes e ao comandante-geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o coronel Francisco Canindé "Araújo".

Mais detalhes no programa Conversando com Augusto Maranhão

Exposição dos veículos do comboio

Concentração para partir em direção à Rampa ao som da Banda da PM

O que foi a "Conferência do Potengi"?

A princípio o encontro dos dois presidentes não teria este nome, contudo, diante da situação de conflito mundial, a importância estratégica do Brasil - em especial Natal - e a existência de bases americanas no País - desde dezembro de 1941 -, ambos os países decidiram dar mais importância ao que foi debatido em 1943.
Getúlio desembarcou em Natal, no dia 28 de janeiro de 1943, à 1h da madrugada e Roosevelt, no início da manhã, às 7h30, em aviões no rio Potengi, e ficaram hospedados em navios, também, atracados no rio. Roosevelt voltava de Casablanca (África), onde tinha se encontrado com o primeiro ministro britânico Wiston Churchil e o presidente russo Josef Stalin, enquanto o brasileiro vinha do Rio de Janeiro, orientado pelo ministro de relações exteriores, Oswaldo Aranha, a oferecer o envio de tropas para o conflito armado, como prova de maior envolvimento do País, alem de já possuir base americanas.
No fim da manhã do dia 28, Vargas e Roosevelt almoçaram juntos, acompanhados das mais diversas autoridades, entre elas o brigadeiro
Eduardo Gomes, almirante Ary Parreira e o comandante da esquadra norte-americana do Atlântico Sul, almirante Jonas H. Ingram, além de
diplomatas americanos e do interventor Federal no Rio Grande do Norte, Rafael Fernandes. Logo em seguida, eles seguiram de barco pelo rio até
as instalações da Rampa, cenário da fotografia imortalizada, com os dois sobre o "Jeep 7" e os arcos da Rampa ao fundo, dando início a