Conferência do Potengi

A Fundação Rampa (Frampa), entidade civil sem fins lucrativos, realiza na sexta-feira, 29, às 15h30, a segunda edição do comboio histórico “Conferência do Potengi”. O evento encena o encontro dos presidentes americano e brasileiro, Franklin Delano Roosevel e Getúlio Vargas, ocorrido em Natal nos dias 28 e 29 de janeiro de 1943. Este ano, o tema da encenação será “A Conferência do Potengi foi aqui”, com intuito de resgatar o fato histórico que teve como resultado a participação efetiva do Brasil na Segunda Guerra Mundial, com o envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB), à Itália.
Para relembrar o fato, provavelmente o mais relevante na política externa nacional do século XX, a Fundação Rampa, promove o comboio partindo do portão secundário da Base Aérea de Natal (Bant) em direção ao prédio histórico da Rampa, nas Rocas. O portão secundário é o que dá acesso à base pela comunidade de Emaús, às margens da BR-101, sendo este o acesso original da base no período da Segunda Guerra, quando a Bant era uma unidade militar norte-americana, também conhecida como Parnamirim Field.
Os carros partirão às 15h30, pela BR 101, avenidas Senador Salgado, Hermes da Fonseca, rua General Gustavo de Farias, avenida Duque de Caxias e rua São João de Deus, até o acesso à Rampa. Na BR 101, próximo ao pórtico dos “Reis Magos”, mais conhecido como “Estrela do Natal”, o comboio fará um buzinaço em homenagem a “pista velha”, a primeira rodovia asfaltada do Estado, a qual ainda existe resquícios e será destruída com a duplicação da rodovia federal, em andamento sob os cuidados do DNIT. A Fundação Rampa solicitou ao DNIT, por meio de ofício, a instalação de um monumento à pista construída entre os anos 1942 e 1943 e de vital importância para o desenvolvimento do Estado.
No ponto de chegada – Rampa –, o comboio formado por carros de época, estudantes e veículos militares das Forças Armadas, será recebido pela banda da Força Aérea Brasileira. Na Rampa, um navio da Marinha do Brasil estará fundeado no Rio Potengi, também, fazendo parte da encenação.
O evento conta com o apoio do Governo do Estado – Prodetur – , Prefeitura do Natal, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Clube Jeep & Ação e Clube dos Carros Antigos.

Conferência do Potengi 2009: encenação do comboio histórico foi realizada com sucesso em sua primeira edição

O que foi a “Conferência do Potengi”?

A princípio o encontro dos dois presidentes não teria este nome, contudo, diante da situação de conflito mundial, a importância estratégica do Brasil – em especial Natal – e a existência de bases americanas no País - desde dezembro de 1941 -, ambos os países decidiram dar mais importância ao que foi debatido em 1943.
Getúlio desembarcou em Natal, no dia 28 de janeiro de 1943, à 1h da madrugada e Roosevelt, no início da manhã, às 7h30, em aviões no rio Potengi, e ficaram hospedados em navios, também, atracados no rio. Roosevelt voltava de Casablanca (África), onde tinha se encontrado com o primeiro ministro britânico Wiston Churchil e o presidente russo Josef Stalin, enquanto o brasileiro vinha do Rio de Janeiro, orientado pelo ministro de relações exteriores, Oswaldo Aranha, a oferecer o envio de tropas para o conflito armado, como prova de maior envolvimento do País, alem de já possuir base americanas.
No fim da manhã do dia 28, Vargas e Roosevel almoçaram juntos, acompanhados das mais diversas autoridades, entre elas o brigadeiro Eduardo Gomes, almirante Ary Parreira e o comandante da esquadra norte-americana do Atlântico Sul, almirante Jonas H. Ingram, além de diplomatas americanos e do interventor Federal no Rio Grande do Norte, Rafael Fernandes. Logo em seguida, eles seguiram de barco pelo rio até as instalações da Rampa, dando início a inspeção de todas as instalações militares americanas existentes na cidade, como o 16º Regimento de Infantaria, Base Naval e Base Aérea de Natal.
De acordo com a pesquisa que embasou a realização do evento, os dois líderes deixaram a Rampa, em um carro aberto – jeep – seguido por mais meia dúzia de veículos. A proposta da Fundação Rampa é fazer o caminho de volta do comboio, que na época foi cercado de sigilo.

Foto eternizada do encontro com os arcos do prédio da Rampa de fundo. No jeep, os presidentes Roosevelt e Vargas acompanhados do almirante Ingram

Os presidentes e autoridades a bordo de navio americano, no rio Potengi, em Natal

Em visita as intalações militares de Natal. Nesta ocasião a inspeção acontece na Base Aérea de Natal, então" Parnamirim Field"

Reprodução do jornal O Globo trazendo em sua capa o destaque para o encontro que ocorria em Natal