Encontro Histórico

Um dos fatos mais importantes para a história do Brasil e que catalisou o ingresso do País na Segunda Guerra Mundial teve como palco a capital norte-riograndese, no dia 28 de janeiro de 1943, quando os presidentes americano e brasileiro, Franklin Delano Roosevelt e Getúlio Vargas estiveram reunidos em Natal no que ficou conhecido como Conferência do Potengi. Em 2009, a Fundação Rampa promoveu um evento para reviver o momento histórico, considerado por alguns como o mais significativo do século XX.
No dia 28 de janeiro do referido ano, atores, membros da Frampa, convidados, militares e estudantes foram às ruas de Natal encenar e refazer o percurso histórico entre o prédio da Rampa e Base Aérea de Natal (Bant), no que ficou conhecido como “Conferência do Potengi, 66 anos: reviver a história de Natal”. O comboio com mais 30 veí

Entrega da placa
Diretor Presidente da Frampa, Marco Antonio Sendin, discursando e dando início ao evento

O presidente da Fundação Rampa, Marco Sendin, afirmou que o objetivo do grupo e de seus apoiadores era fazer algo nunca tentado na cidade, ou seja, levar o conhecimento histórico para as ruas, por meio do teatro e da mídia. De acordo com ele, mais de 80 pessoas participaram da encenação que percorreu as principais avenidas da cidade, num trajeto semelhante ao percorrido pelos líderes, em 1943. "A fundação convocou um verdadeiro exército de amigos e parceiros para reviver este momento, de tamanha importância para a cidade e País, porém pouco celebrado. Temos que ter orgulho de nosso povo e de nossa história", disse Sendin.
A iniciativa teve como base; pesquisas da Fundação, relato de testemunhas e historiadores, como o professor da UFRN, Lenine Pinto. O final do evento se deu na Base Aérea de Natal (Bant), onde ocorreu realmente a conferência. Os convidados de hoje foram levados a um prédio construído nas instalações, durante a guerra, denominado Cine Navy, ou Cinema da Marinha.

Palestra do comandante da Bant, o coronel aviador Carlos Eduardo Alves (detalhe). Auditório com membros da Frampa e convidados, principalmente estudantes

Sobre a Conferência do Potengi, o pesquisador da Fundação Rampa, Frederico Nicolau, detalhou que Getúlio desembarcou em Natal, no dia 28 de janeiro de 1943, à 1h da madrugada e Roosevelt, no início da manhã, às 7h30, em aviões do Governo Americano, e ficaram hospedados em navios, também, americanos atracados no rio Potengi. Frederico contou que Roosevelt voltava de Casablanca (África), onde tinha se encontrado com o primeiro ministro britânico Wiston Churchil e o presidente russo Josef Stalin, enquanto o brasileiro vinha do Rio de Janeiro, orientado pelo ministro de relações exteriores, Oswaldo Aranha, a oferecer o envio de tropas para o conflito armado, como prova de maior envolvimento do País, alem de já possuir base americanas em seu território desde 1941.
Segundo o pesquisador, no fim da manhã do dia 28, Vargas e Roosevel almoçaram juntos, acompanhados das mais diversas autoridades, como o brigadeiro Eduardo Gomes, almirante Ary Parreira e o comandante da esquadra norte-americana do Atlântico Sul, almirante Jonas H. Ingrhan, além de diplomatas americanos e do interventor Federal no Rio Grande do Norte, Rafael Fernandes. "Logo em seguida, eles seguiram de barco pelo rio até as instalações da Rampa. Dando início ao evento de maior importância para as relações exteriores no período. Depois, ficou certo o envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB)", revela o pesquisador.
Frederico detalhou que a visita à Rampa deu início a inspeção de todas as instalações militares americanas existentes na cidade, como o 16º Regimento de Infantaria, Base Naval e Base Aérea de Natal.
Entretanto, diferentemente da proposta colocada em prática pela Fundação Rampa, na época o encontro dos presidentes foi cercado de sigilo, até mesmo para os militares brasileiros.
Uma das testemunhas vivas, o escritor e professor da UFRN, Lenine Pinto, 79 anos, relatou ter visto o caminho de volta de Vargas e Roosevelt, dentro de um carro fechado, no cruzamento da avenida Deodoro da Fonseca e rua Acre, hoje José Pinto. Ele contou que no fim da tarde, após perceber uma movimentação diferente nas ruas, ouviu sirenes e ao correr alcançou o comboio de carros. "Reconheci de imediato Getúlio e só depois vi quem era o outro. O navio deles ficou no rio Potengi, de frente a Tavares de Lira", conta Lenine.

Foto histórica do encontro entre os presidentes americano e brasileiro, Franklin Delano Roosevelt e Getúlio Vargas, respectivamente. Ao fundo, o almirante Jonas H. Ingrhan
Atores a bordo da répicla do Jeep Nº 7 encenando o percurso