Patrouille de France

Nos dias 25 e 26 de setembro de 2009, Natal recebeu a visita do grupo de demonstração aérea francês "Patrouille de France", sendo a terceira cidade do País a contar com uma apresentação decorrente do ano da França do Brasil. Antes de Natal, apenas o Rio de Janeiro e Brasília haviam visto a demonstração que encatou milhares de natalenses. A proximidade geográfica com o continente africano - próxima parada dos franceses - e a relação hisrórica da cidade com a aviação da França, fez com que Natal fosse agraciada com as manobras. A Fundação Rampa fez parte do evento contando um pouco desta histórias aos presentes, a convite do adido de Defesa da Itália no Brasil, coronel Jean Charpentier.

No primeiro dia, os pilotos realizaram apenas um ensaio com algumas acrobacias que foram apresentadas em sua totalidade no dia 26. A Patroullie de France é o grupo demonstração aérea dos franceses similar a Esquadrilha da Fumaça brasileira, com o diferencial no tipo de aeronave utilizada, tendo em vista que o grupo do Brasil utiliza aeronaves impulsionadas a turbo hélice, modelo Tucano T-27, enquanto a França usa um avião de treinamento com motor a jato, modelo Alpha Jet. Ao todo a apresentação dura 40 minutos e conta com oito aeronaves.

Fotos: Leonardo Dantas

Esquadrilha de aeronaves Alpha Jet da Patrouille de France

Fumaça característica do grupo francês

Acrobacia em forma de espiral