DOWNLOAD

Natal, Encruzilhada do Mundo

Finalmente! Com o sentimento do dever cumprido a Fundação Rampa lança o documentário “Natal, Encruzilhada do Mundo”. O filme teve como principal patrocinador a empresa Cidade do Natal, por meio da lei municipal nº 5323/2001, também conhecida como Programa Djalma Maranhão.
O documentário conta a história de Natal associada ao da aviação no século XX, quando a pequena cidade foi se desenvolvendo ao som do ronco dos motores das máquinas voadoras e seus aviadores pioneiros de todas as partes do mundo.
No filme, a história da aviação se divide em duas fases. A primeira quando Natal era a encruzilhada do mundo para todos os aviadores que desejavam chegar à América através do oceano Atlântico ou necessitavam acessar o sul do continente pela costa oriental. Nesta fase, passa pela cidade franceses, alemães, italianos e americanos, entre os pilotos alguns nomes famosos como Charles Lindbergh, Amelia Eahart, Pinto Martins, marquês De Pinedo, Carlo Del Prete, Arturo Ferrarin, Italo Balbo, entre outros. Na segunda e última fase, os depoimentos mostram que a encruzilhado do mundo estava fechada aos americanos e seus aliados, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, quando Natal recebeu a maior base militar aérea norte-americana fora dos Estados Unidos, denominada Parnamirim Field e, posteriormente, “Trampolim da Vitória”.

Gostou? Quer fazer o download?

A Fundação Rampa está disponibilizando o filme gratuitamente através da internet. O interesado pode ter acesso de duas formas; a primeira pelo site de compartilhamento www.youtube.com e a outra realizando o download do arquivo em formato .MP4

YOUTUBE: Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4

Download do arquivo .mp4

*O filme completo tem cerca de 500mb, por isso, está dividido em 4 partes para facilitar o download. Para ter o material completo é preciso fazer o dowload de todas as partes.

Rampa USA