7 de setembro

Réplica de avião Jahu é destaque no desfile da independência

Diretor de Pesquisa e Ensino, Fred Nicolau apresentando o Jahu de 2 metros

Destacamento Fundação Rampa

Réplica do Jahu foi destaque no desfile (Foto: Canindé Soares)

Jeep com os atores representando Roosevelt e Vargas (Foto: Canindé Soares)

Abertura do destacamento (Foto: Canindé Soares)

A Fundação Rampa cumpriu, mais uma vez, seu dever cívico ao participar do desfile de 7 de setembro, em homenagem ao Dia da Independência. O destacamento desfilou em conjunto com os veteranos da Segunda Guerra Mundial e membros da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

A edição 2010 do desfile foi coordenada pela Força Aérea Brasileira e foi a segunda participação da Fundação no ato cívico. Em 2009, a entidade já havia desfilado junto dos oficiais da reserva do Exército. Este ano, a novidade foi a apresentação de uma réplica do Savoia-Marchetti S.55, denominado "Jahu", com dois metros de envergadura e confeccionado em papelão e espuma de polietileno.

Além disso, a Fundação Rampa levou dois atores representando os presidentes Roosevelt e Vargas em seu histórico encontro, que ocorreu em Natal em janeiro de 1943.

Ao todo, o destacamento contou com 30 participantes, entre escoteiros, ex-combatentes, colaboradores e membros da Fundação Rampa, liderados pelo coronel da FAB, Marco Sendin.

Rampa USA