Visita ao II Comar

A Fundação Rampa visitou no mês de março de 2009 as instalações do II Comando Aéreo (II COMAR), com o objetivo de enriquecer o acervo e trocar conhecimentos sobre a história da aviação. Na ocasião, diretoria da Fundação e convidados, totalizando 30 pessoas, foram convidados a conhecer o Museu de Aeronáutica de Recife, localizado nas instalações do II COMAR.
A Fundação pôde observar uma nova forma de contar a história da aviação, acompanhados pela professora de História e guia do museu Danglia Maia Cabral, os visitantes assaram por salas temáticas, como: Pioneiros da Aviação, Materiais Aeronáuticos, Eduardo Gomes, Segunda Guerra, dentre outras.
Dentre os convidados estava Pery Lamartine, escritor reconhecido por seus conhecimentos e experiências de vida na aviação. Ele ingressou na Força Aérea aos 19 anos, quando nasceu a paixão pela narração do que via ao redor, pelo desejo de registrar o início da aviação em seu estado. “Acompanhei o crescimento da Aeronáutica no Brasil!”, enfatizou o piloto e escritor, hoje com 86 anos. Atualmente, Pery tem 4 livros publicados tratando desse tema, um deles passando por uma reedição: O Aeroplano.
Além dele, a Fundação RAMPA conta com a colaboração de inúmeros estudiosos. É o caso de Frederico Nicolau, Diretor de Pesquisa e Cultura, que se dedica à história da aviação e que, desde o ano passado, entrou para compor a equipe da organização.
Responsável por coletar documentos e entrevistar personagens marcantes para a história da aviação, o pesquisador, comentou: “Já tivemos a oportunidade de conversar com testemunhas da história como o estrangeiro que atuou nesse período Billie Goodell, artilheiro do Catalina, o primeiro que avistou o rastro do submarino U-164, afundado em costa brasileira após seu alerta, além de outros, estrangeiros e brasileiros”.

Foto oficial da visita ao
II Comar.

Fundação Rampa / Março de 2009

Palestra do então comandante do II Comar, o brigadeiro Telles Ribeiro.
Palavras do presidente da Frampa, o coronel Marco Antonio Sendin.
Prédio do Museu do II Comar
Documentos referentes a Natal, em especial ao prédio da Rampa, mantidos no museu no II Comar. Alguns desses documentos originais foram disponibilizados para pesquisas da Fundação
Encerramento da visita no alto do morro dos Guarapes. Ao fundo a Base Aérea de Recife e unidade do Cindacta