O voo Roma-Brasil e a Coluna Capitolina

Há 82 anos dois pilotos italianos realizavam um fato histórico ao cruzar o Atlântico numa aeronave, num vôo sem escala entre a Itália e o Brasil com 49 horas de duração. Para celebrar o feito, A Fundação Rampa (Frampa) promoveu na última segunda-feira (5 de julho) um ato simbólico em memória aos aviadores italianos Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin.
A solenidade aconteceu no pátio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), onde foi posicionada uma coroa de flores ao pé da Coluna Capitolina, ao som da banda de música da Base Aérea de Natal.

Coluna Capitolina

A História

No dia 5 de julho de 1928, após mais de 49 horas de vôo, os aviadores chegaram ao Rio Grande do Norte, a bordo da aeronave Savoia-Marchetti S-64; concretizando a quebra de dois records aeronáuticos internacionais, o de maior vôo sem escala e em linha reta. Inicialmente, a rota deveria ser Roma-Rio de Janeiro, contudo, o primeiro contato no Brasil foi com o Rio Grande do Norte.
O vôo não foi o esperado devido ao mau tempo, por isso, a aeronave aterrissou na praia de Touros após momentos de desorientação dos italianos, que chegaram até Natal mas não localizaram o campo de pouso de Parnamirim, na época ocupado por franceses. A passagem da aeronave despertou a atenção dos natalenses, inclusive de crianças que subiram ma torre da antiga catedral anunciando a chegada dos pilotos. Com muitas nuvens, os italianos decidiram ir em direção ao sul e algum tempo depois retornaram ao norte até encontrarem a praia de Touros, local do pouso.
Ao aterrissar, o aparelhou logo ficou cercado de curiosos, tendo em vista que a cidade há época não passava de uma pequena vila. Alguns dias depois, , o equipamento e os italianos foram trazidos à capital onde passou por reparos enquanto os pilotos eram agraciados com os mais variados títulos, inclusive o de cidadão natalense entre outros reconhecimentos.
Pela acolhida e generosidade características do nosso povo, o governo italiano decide nos presentear com uma legítima coluna romana do Monte Capitólio em Roma, de mais de dois mil anos, trazida em 1931 pelo Ministro da Aviação italiana, Ítalo Balbo.
Essa história foi tema do livro “Os Cavaleiros dos Céus: A saga do vôo de Ferrarin e Del Prete”, lançado em 2009 pela Fundação Rampa com apoio da Força Aérea e da Embaixada da Itália no Brasil. O lançamento aconteceu em Natal, Touros e Brasília, rendendo reconhecimento no outro lado do Atlântico, em revistas italianas.

--- Fotos da história ---

Edição nº4/2009 da Revista Força Aérea Italiana, onde se noticia que o livro da Fundação Rampa vai ser traduzido para o italiano e lançado Itália