Lançamento do Livro

Em 1928, dois pilotos italianos cruzaram o oceano Atlâncico realizando um feito histórico ao completar o primeiro vôo sem escalas entre a Europa e América do Sul. Partindo de Roma, Carlo del Prete e Arturo Ferrarin chegaram a então pequena vila de Touros, após 49 horas de viagem.
Hoje, 81 anos depois, a Fundação Rampa (FRAMPA) homenageia esses pioneiros da aviação com o livro Os Cavaleiros dos Céus: A saga de Ferrarin e del Prete, tendo como parceiros a Força Aérea Brasileira, Prefeitura de Touros e Embaixada da Itália do Brasil.
A divulgação do material, totalizando 160 páginas e 85 fotos inéditas, ocorreu em três solenidades; a primeira realizada em Brasília, a segunda em Touros e por último em Natal.

Brasília - A primeira solenidade de lançamento aconteceu no dia 03 de julho, na casa do adido de Defesa da Itália no Brasil, Giussepe Crispino. Admirador dos pioneiros, Ferrarin e Del Prete, Crispino recebeu os membros da Fundação e colegas diplomatas de outras embaixadas.

O adido Giussepe Crispino abrindo o lançamento do livro em Brasília. 03 de julho de 2009.
O anfitrião ao lado dos membros da Fundação Rampa e do jornalista Gerson de Castro, representante da Prefeitura Municipal de Touros, Natal, Rio Grande do Norte.
O Diretor-Presidente da Fundação Rampa, Marco Sendin, com o adido de Defesa da Embaixada da Itália no Brasil, Giussepe Crispino. Ambos pilotos militares de suas respectivas nações.

Touros - No dia 5, foi a vez da população de Touros, a 110 km de Natal, conhecer a história dos italianos que há 81 anos encontrou na localidade terra firme para ousar a aeronave Savoia Marchetti "S.64". A Prefeitura Municipal decretou que a partir de 2009, a data seria dedicada a Ferrarin e Del Prete, determinando atividades nas áreas da Cultura e Educação.

Visita oficial ao possível local do pouso do S.64 Passagem das aeronaves Super Tucano da FAB sobre Touros
O adido Giussepe Crispino sendo recepcionado Políticos locais e nacionais participaram da solenidade
Fundação ao lado da governardo doRN, Wilma de Faria Testemunhas vivas dos fatos contados no livro

Natal - No dia 14 de julho, a Fundação Rampa consolidou o lançamento do livro Os Cavaleiros dos Céus: A Saga do Voo de Ferrarin e Del Prete, com coquetel para convidados na livraria Siciliano. Na ocasião, diversas autoridades civis e militares compareceram para prestigiar a Fundação, entre eles o comandante da Base Aérea de Natal, o coronel aviador Carlos Eduardo e o comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, o general Carvalho.

Autores ao lado do Diretor Secretário da Fundação, Augusto Maranhão, e do escritor Peri Lamartine
Diretor Presidente, Marco Sendin, abrindo palestra de lançamento. Ao lado, membros da Fundação e o escritor Lenine Pinto
Autores, Rostand Medeiros e Frederico Nicolau, recebendo o abraço do comandante da Base Aérea de Natal, o coronel aviador Carlos Eduardo
Autores, o chanceler da UnP e oficial da reserva da FAB, Paulo de Paula e o Diretor Tesoureiro da Fundação, Pedro Tavares.