Operação Bonfim

Durante muitos anos diversas pessoas, algumas alegando ser testemunhas oculares, relataram avistamento de uma aeronave ou mais de uma submersa na lagoa do Bonfim. Em pesquisas, a Fundação Rampa encontrou apenas uma referência que coincidiria como os relatos, referente a uma queda de um PBY Catalina de origem inglesa, nos anos 40.
Tendo como referência este caso e os inúmeros relatos, a FRAMPA montou a “Operação Bonfim”, no dia 18 de outubro de 2009. Os membros da fundação e colaboradores se dirigiram à lagoa, tendo como objetivo navegar e mergulhar num dos pontos citados por populares.
Contudo, após diversas tentativas e um dia inteiro de trabalho, a operação não obteve êxito no encontro de tal aeronave ou qualquer outro vestígio de equipamento militar datado. Por fim, após análise do terreno e do fundo da lagoa, ficou evidente a possibilidade da aeronave ter sido soterrada. Mesmo assim, a FRAMPA pretende realizar outra operação num futuro próximo.

Lagoa do Bonfim

Partindo do porto
Mergulhador Dede se preparando para mergulhar
Diretor Tesoureiro Frampa, Pedro Tavares