Página Inicial | English Rampa USA Rampa USA

 

EXPEDIÇÃO ASSU

 

 

Fundação Rampa encontra local de acidente ocorrido em 1944

 


''Os expedicionários'' a procura do marco.


Momento em que o cruzeiro foi localizado.


Desenho da aeronave Dakota, o mesmo DC-3 americano

Lápide do piloto morto no acidente que se encontra no cemitério do Alecrim

 

Ao longo da Segunda Guerra milhares de aeronaves caíram pelos mais diversos motivos. No Rio Grande do Norte existem inúmeros relatos de quedas neste período, pois aqui estava uma das maiores bases aéreas dos Aliados, inclusive com teorias de abatimento e ataques oriundos de submarinos alemães. Há algum tempo, a Fundação Rampa tinha conhecimento sobre uma queda misteriosa ocorrida próxima de Assu, cerca de 120 km de Natal, que deixou três mortos, os quais ainda se encontram sepultados no cemitério do Alecrim.

O mistério em torno do acidente se de particularmente por causa dos túmulos, pois em uma das lápides existe escrituras em uma língua desconhecida, até então. Entretanto, o fato foi parcialmente elucidado graças ao trabalho conjunto da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Fundação Rampa e do colaborador, coronel da reserva da Força Aérea, Romulo Figueredo.

De posse do relatório do acidente, verificou-se ser uma aeronave Dakota de matrícula KG508 – o mesmo DC-3 americano – que estava em trânsito para o front, onde serviria a Royal Air Force (RAF). De acordo com o documento, o avião passou pelas Bahamas antes de chegar ao Brasil, entrando por Belém às 10h20 da manha do dia 15 de abril de 1944. Após deixar Natal, o último contato da tripulação de deu às 16h38, horário local, informando mau tempo com chuva e dificuldade nos controles.

A partir daí, de acordo com testemunhas, dois paraquedas foram vistos ao leste de Assu, então maior cidade da região. Fatalmente, além do piloto que caiu com a aeronave, os tripulantes que saltaram não obtiveram êxito, provavelmente, devido à alta velocidade e baixa altitude no momento do assalto.

Logo em seguida tem início a parte que não consta nos relatórios. Como as autoridades assuenses foram contatadas e como as mesmas acionaram os militares em Natal, bem como o tempo decorrido para tal, tendo em vista que além dos corpos, todos os restos do Dakota KG508 foram retirados de dentro da mata, da região conhecida como Cuó. Em lembrança ao acidente, populares ergueram um cruzeiro no exato local da queda.

Em abril de 2012, a Fundação Rampa realizou uma expedição na tentativa de localizar o cruzeiro, e mesmo com a ajuda de guias e da tecnologia dos telefones e GPS´s, houve muita dificuldade, com duas tentativas frustradas antes do êxito.

Sobre as inscrições em um dos túmulos, em sua pesquisa o coronel Romulo descobriu que um dos tripulantes era de origem galesa, então, em uma das lápides está escrito na língua celta a passagem bíblica; “bem aventurados os puros de coração, pois deles serão o reino dos céus...”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rampa USA