Página Inicial | English Rampa USA Rampa USA

A Fundação | Eventos | Artigos | Fotos | Vídeos | A Rampa | Parnamirim Field | Mídia | Plastimodelismo | Links | FEB | Contato | Download

COLABORADORES NO MUNDO

Giuseppe Crispino
Itália

Coronel da Força Aérea Italiana. Atualmente reside no Brasil onde desempenha a função de adido de Defesa da Embaixada da Itália. Além de piloto experiente é um admirador da história da aviação e de seu país.

Jean Charpentier
França

Coronel da Força Aérea Francesa. Atualmente reside no Brasil onde desempenha a função de adido de Defesa da Embaixada da França

Paolo Garabujo
Itália

Tenente-Coronel da Reserva do Exército Italiano. Paraquedista com treinamento em sabotagem, atualmente ele reside em Natal, onde mantém uma empresa naútica.

Richard Wilson
Estados Unidos

Em setembro de 42 entrou para a Marinha dos EUA e foi treinado como operador de rádio e artilheiro, sendo transferido para o VB-107 em Natal e participou em 46 missões. Após a guerra entrou na Escola de Pilotos e depois foi trabalhar na industria de fiação elétrica onde se aposentou como vice-presidente de marketing. Escreveu um livro que não foi publicado sobre o VP-83/VB-107 no Brasil, que a Frampa vai divulgar num futuro próximo

Wayne Thomas Enders
Milwaukee - WI/ Estados Unidos

Pós-Doutor pela University of Texas at Austin na area de Geografia e Economia. Bolsista do CNPq; Fellow da Fletcher School of Law and Diplomacy da Tufts University - E.U.A.; Membro da Phi Kappa Phi National Honor Society - E.U.A.; Professor de Administração e Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente Secretário de Turismo e Meio Ambiente do Município de Touros, RN - Brasil.

Billie Goodell
Alabama/Estados Unidos

Veterano da Segunda Guerra, militar da Marinha Americana. Esteve baseado em Natal entre os anos de 1942 e 1944, sendo uma testemunha viva dos fatos que marcaram esse período da história potiguar. Foi tripulante de Catalina, no esquadrão VP-83, e de PB4Y-1 Liberator, pelo esquadrão VB-107. Entre os fatos mais marcantes de sua passagem por Natal, foi o avistamento do submarino U-164, que resultou no seu afundamento, por isso, recebeu o apelido de “Olhos de Águia” e uma medalha. Além disso, estava a bordo do Liberator “Gallopp in Ghost of the Brazilian Coast”, quando no seu acidente na decolagem, em 1943, na base de Parnamirim.

John R. Harrison “Jack”
Delaware/Estados Unidos

Se alistou na Marinha Americana aos 17 anos com o objetivo de ser fotografo, após terminar o curso vem para o Brasil na sua primeira missão, em tempos de guerra. Esteve baseado em Recife, no quartel general e tinha por missão fotografar os esquadrões em sua missões, por isso, passou algum tempo em Natal. Sendo um fotografo e apaixonado por Natal nos seus momentos de folgas registrou o cotidiano da cidade, na época. Em breve, lançará um livro em parceria com a Fundação Rampa, sobre Natal nos anos de guerra, com fotos inéditas.

Paolo Miana
Itália

Escritor italiano, autor dos livros; “L´ala di gabbiano con la finezza di uno stradivario”, “I bombardieri Caproni nella Grande Guerra” e “Il Caproni Ca.20 un´alternativa nazionale ai caccia francesi”. Doutor em História pela Università del Piemonte Orientale Vercelli e perito em construção aeronáutica pelo Istituto Tecnico Industriale Statale “G. Feltrinelli”.

Heinz-Gerd Angenendt
Alemanha

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Siegen, na Alemanha. Atua como consultor nas áreas do planejamento de produção, técnicas de medição e processamento. Está frequentemente no Brasil.